A UFPB
Após dois anos, o congresso que reúne professores, estudantes, profissionais da área da comunicação e pesquisadores, a INTERCOM finalmente, voltará a ocorrer presencialmente. Devido à pandemia da Covid-19, as últimas edições do evento aconteceram de forma remota, e é com muito prazer que anunciamos que, esse ano, a cidade escolhida para sediar o nosso retorno é a capital paraibana, João Pessoa.
O evento terá como instituição anfitriã a Universidade Federal da Paraíba, e será realizado no campus I, localizado na capital paraibana, João Pessoa. A organização do congresso nacional da INTERCOM 2022 está sendo liderada pelo Departamento de Comunicação (DECOM) e pelo Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA), com coordenação geral da Profa. Dra. Norma Meireles e coordenação adjunta da Profa. Dra. Fabiana Siqueira.
Conheça a UFPB
A Universidade da Paraíba foi fundada em 1955, tendo, inicialmente, caráter Estadual. Apenas cinco anos depois a instituição foi federalizada e passou a ser chamada como a conhecemos hoje: Universidade Federal da Paraíba. O diferencial da instituição dá se em razão da sua estrutura multicampi, sendo um deles na capital João Pessoa e outros três nas cidades de Areia (Campus II), Bananeiras (Campus III), Mamanguape e Rio Tinto (Campus IV).
A Universidade Federal da Paraíba se destaca pela inovação e lidera o Ranking dos Depositantes Residentes de Patentes de Invenção promovido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Além disso, o campus I é cercado de área de preservação (pela mata atlântica) e se caracteriza por ter um ambiente acolhedor, com clima agradável.
Foto: Angélica Gouveia/ Ascom UFPB
Ciências da Comunicação na UFPB
Foto: Angélica Gouveia/ Ascom UFPB
A história da UFPB no campo da Comunicação começou em 1977, com a criação do Curso de Comunicação Social, com duas habilitações, Jornalismo e Relações Públicas. A criação do curso de Radialismo, como uma habilitação em Comunicação Social, ocorreu em 1997.
A partir de 2011, Jornalismo, Relações Públicas e Radialismo deixaram de ser habilitações e passaram a ser cursos distintos de bacharelados, integrando o CCTA. A UFPB possui também os cursos de Mídias Digitais (2009) e o outro de Cinema e Audiovisual (2012).
A Universidade conta ainda com projetos consolidados e premiados na área de extensão e pesquisa, além de três programas de pós-graduação em funcionamento na área. O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC), que iniciou as atividades em 2008 e oferece mestrado acadêmico; o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ), criado em 2013, sendo, o primeiro Mestrado Profissional em Jornalismo a entrar em funcionamento no Brasil, e o Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes, criado em 2014, que oferece curso de Mestrado Stricto Sensu.
Como chegar?
O Centro de Comunicação Turismo e Artes se localiza no campus I ao fim da Via Expressa Padre Zé, próximo à rotatória de acesso à Avenida Pedro II e tem como um de seus pontos de referência a agência da Caixa Econômica, localizada ao lado do Bloco A do CCTA. Há uma entrada de pedestres e uma parada de ônibus logo à frente do centro.
Quem vem de carro, táxi ou transporte por aplicativo, pode utilizar o nome do centro como referência nos aplicativos de localização e pode acessar a Universidade pela sua entrada principal, se estiver localizado no centro de João Pessoa ou na zona Norte (região das praias de Tambaú, Manaíra e Bessa), ou pela entrada do CCHLA, se estiver localizado na zona Sul, (região da praia do Cabo Branco, Altiplano e no bairro dos Bancários).
O mapa ao lado pode ajudar você a se localizar no Campus e chegar sem problemas ao local de realização da palestra, oficina, minicurso ou sessão de apresentação de trabalhos de que vai participar.