Notícias

Apresentações musicais e homenagens marcam solenidade de abertura do Intercom 2022

Por Talita França (UFPB), estudante voluntária da cobertura do Intercom 2022

A noite da terça-feira marocu a abertura oficial do 45° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, com solenidade realizada no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. Com apresentações musicais e falas insitucionais de representantes da Intercom e da UFPB, o evento celebrou a retomada das atividades presenciais do congresso nacional, que, nas palavras do vice-presidente do Intercom, professor Juliano Domingues (Unicap), já se torna histórico como o intercom do reencontro.

Solenidade de abertura do Intercom 2022. Foto: Cristiano Santos

O professor Juliano ressaltou que a 45° edição do INTERCOM pode ser resumida em três palavras: reencontro, mudança e esperança. Ele destacou o tema do congresso, “Ciências da Comunicação contra a desinformação” e destacou a importância do trabalho e da pesquisa em comunicação para a superação do atual cenário nacional, de tensão e de cortes nas políticas públicas para a ciência. Ele destacou a longevidade dos congressos realizados pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicaçã – Intercom.

A presidenta do conselho curador da Intercom, professora Margarida Kunsch, também comentou sobre a importância da produção científica, os impactos e a mudança que essas produções causam. Ela ressaltou a importância das ciências da comunicação, que têm o grande desafio de "defender a liberdade de expressão e, ao mesmo tempo, criar mecanismos possíveis para que os diversos atores sociais consigam estabelecer as diferenças entre o que é uma fonte de informação confiável e uma fonte não confiável."

A professora Fabiana Siqueira, vice-diretora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB, que recebeu o evento, destacou a importância e a Universidade receber, pela primeira vez, o congresso Nacional da Intercom. A diretora científica da entidade, professora Nair Prata (UFOP), homenagou a professora Norma Meireles (UFPB), pela realização do evento. A homenageada fez uma fala de agradecimento a toda a equipe de professores e estudantes que se envolveram na produção e organização do evento.

Também durante a solenidade, a professora Bernardina Freire (UFPB) prestou uma homenagem aos professores Wellington Pereira e Moacir Barbosa, ambos falecidos durante a pandemia da covid-19, por sua contirbuição ao campo da comunicação na Paraíba. Familiares dos professores receberam as homenagens, que destacaram o empenho dos pesquisadores para o reconhecimento e progresso do campo.

Apresentações culturais – Além das falas, a abertura do também contou com apresentações culturais paraibanas. A abertura foi realizada por uma uma dupla do grupo de dança família forrozeira, que se apresentou ao som de ritmos tradicionalmente nordestinos. O encerramento da solenidade foi marcado pela apresentação da Orquestra Sinfônica da UFPB, com participação do músico paraibano Adeildo Vieira, com músicas originais. Antes da composição da mesa oficial, o professor Everaldo Vasconcelos (UFPB) realizou uma apresentação contando um pouco sobre sua trajetória no jornalismo e no teatro paraibanos, e destacou elementos da história da cidade de João Pessoa, que destacou a importância de ressignificação dos signos históricos.