Notícias

Membros da Intercom homenageiam professora Cicilia Peruzzo

Segundo dia do Congresso Nacional celebra história da pesquisadora, que se mescla com a memória da instituição


por Laís Guedes e Daniel Sanitos, estudantes de Comunicação Social da UFPE/ CAA, voluntários na cobertura do Intercom 2022.

A professora Cicilia Maria Krohling Peruzzo (Uerj/Ufes/Intercom) recebeu uma homenagem durante o evento “A Intercom e a Memória das Ciências da Comunicação”, realizado na terça-feira (6). Em uma cerimônia de afetividade e depoimentos marcantes, a trajetória de Cicilia foi lembrada por convidados como Margarida Kunsch (USP), Anamaria Fadul, Giovandro Ferreira e Rodrigo Gabrioti, com mediação de Nair Prata.

Familiares, colegas, alunos e amigos também prestigiaram a tarde de celebração à carreira da pesquisadora, uma referência no campo da comunicação comunitária e popular no Brasil e no mundo. Sócia número 10 da Intercom, Cicilia Peruzzo presidiu a instituição entre 1992 e 2002, acompanhando a evolução e consolidação da entidade.

Os depoimentos que marcaram a homenagem destacaram sua seriedade, compromisso ético e sensibilidade. Fernando Paulino (UnB) destacou as contribuições de Cicilia no âmbito brasileiro e internacional, “uma personalidade que transcende fronteiras”. Ao final da cerimônia, Cicilia agradeceu e refletiu acerca de sua trajetória: “Esse percurso foi acontecendo naturalmente. Eu não precisei competir ou concorrer com ninguém dentro da academia. Todos nós podemos somar e ajudar a construir um país melhor”.

Cicilia Peruzzo (UERJ / UFES) é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Filha de pais agricultores, que sempre incentivaram os filhos a estudar, fez mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Universidade Nacional Autônoma do México.